Meu Brasil brasileiro…

… apesar dos pesares, somos o país sede do esporte mundial.
O dia 02 de outubro vai ficar pra sempre marcado na memória dos brasileiros. Foi neste dia que o Comitê Olímpico Internacional escolheu o Rio de Janeiro como sede dos jogos Olímpicos de 2016.

copa e olim– –

A felicidade já era imensa por sediar a Copa do Mundo de 2014. Agora, o Brasil terá o privilégio de ser o primeiro país da América do Sul à sediar uma Olimpíada. O Rio de Janeiro parou para acompanhar a escolha da cidade sede, e o prefeito Eduardo Paes decretou ponto facultativo na cidade maravilhosa. Milhares de pessoas lotaram a praia de Copacabana e fizeram uma grande festa quando souberam o resultado da votação.

Mas posso começar a ser chato?

Não é que eu seja contra as Olimpíadas no Brasil, juro que não! O problema, é que certas coisas me incomodam demais. A desigualdade social e outras emergências mais importantes, poderiam ser resolvidas com o mesmo empenho que teve o COB [Comitê Olímpico Brasileiro] para trazer os jogos para o Brasil. Só nas cinco últimas campanhas, foram gastos cerca de 180 milhões de reais.

Mas a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão gerar emprego! Claro, vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos, mas o problema é o que acontece paralelamente a isto: empreiteiras farão obras superfaturadas, e com isso, políticos e pessoas influentes enriquecerão às custas do dinheiro público. Então é preciso que o povo brasileiro faça uma marcação pesada, para que haja uma prestação de contas do que está sendo gasto no país. Confesso que fiquei sabendo dos 180 milhões de reais apenas hoje.

Outro ponto a ser questionado é a falta de incentivo financeiro que o país dá para seus atletas. Não me esqueço do dia que o campeão olímpico Aurélio Miguel, reclamou da falta de patrocínio para continuar competindo. E os ginastas Jade, Diêgo e Danielle Hipólito que ficaram ameaçados de não terem mais como treinar no Flamengo? Será que o Brasil já esqueceu?

O país da Copa e das Olimpíadas agora tem que almejar outra conquista: ser o país do incentivo ao esporte!

Torço para que haja mesmo um legado positivo após estes dois eventos. As desigualdades certamente continuarão, mas quem sabe a alegria do povo brasileiro não se extenda após a cerimônia de despedida? Yes, we can!

* Acompanhe a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014: Clique Aqui

* Acompanhe a cobertura completa da escolha do Rio de Janeiro como cidade sede para 2016: Clique Aqui

2014 2016

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: