A fórmula ideal para o Campeonato Brasileiro.

O jornal Folha de São Paulo divulgou esta semana – na coluna Painel FC – que a Rede Globo, através do seu departamento de esportes, manifestou o desejo de acabar com os pontos corridos e adotar novamente a fórmula do mata-mata.

Untitled-1

– –

Desde a primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971 – vencida pelo Atlético-MG – até o ano de 2002, o formato do Campeonato Brasileiro era por decisões em “mata-mata”, ou seja: oitavas de final, quartas de final, semi-final e final. À partir de 2003, os pontos corridos foram adotados. Nesta edição, o Cruzeiro acabou levando o título.

Para muitos, esta nova fórmula é mais justa e evita que se repitam fatos como os de 1977, quando o Atlético Mineiro acabou sendo vice-campeão brasileiro com 10 pontos a mais do que o primeiro colocado, o São Paulo, e em 1985, quando o Bangú acabou sendo vice campeão com 17 pontos a mais o Coritiba, primeiro colocado. Neste mesmo ano,  do segundo ao sétimo colocado, todos ficaram com mais pontos que a equipe paranaense.

Por outro lado, existem pessoas que acreditam que o Campeonato Brasileiro perdeu em emoção. Para elas, o mata-mata tem mais a cara do povo brasileiro,  por ser  mais emocionante e mais disputado. A impressão que fica, é que o campeonato por pontos corridos é mais frio  e menos “brigado”.

Mas com certeza não é por isso que a Rede Globo está pedindo a mudança de formato. A empresa lucrava muito mais com publicidade com o antigo sistema, pois nas fases finais a audiência era muito maior. A detentora dos direitos de transmissão do campeonato ainda tenta interferir com duas outras propostas: a nova disputa planejada pela Globo daria vagas na Libertadores para os dois primeiros colocados da fase de classificação e mais duas para campeão e vice.

Além disso, a emissora ainda teria interesse de ampliar para 12 o número de semanas da janela de transferências do meio do ano, para que os clubes possam utilizar os contratados já em julho. (Leia Mais)

Campeões por pontos corridos:

Cruzeiro – 2003

Santos – 2004

Corinthians – 2005

São Paulo – 2006, 2007 e 2008

Conheça todos os campeões brasileiros: Clique Aqui

Sugestão de pauta: José Augusto Toscano

Uma resposta to “A fórmula ideal para o Campeonato Brasileiro.”

  1. isso è um absurdo essa proposta da globo,com essa armaçâo dos arbitros para ajudar os times de sâo paulo ficaria mais evidente que eles nâo querem moralizar o futebol brasileiro .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: